É o mês sagrado do Islã. Neste período, o livro sagrado do Alcorão foi revelado a Maomé. No Alcorão, aqueles que não estão doentes ou em viagem honram a Deus nestes 30 dias. O Ramadan afeta e altera a vida diária nos países muçulmanos como a Turquia. Se você planeja visitar Istambul durante o Ramadan, leia.
Ramadan é o nono mês do calendário lunar, que dura 29-30 dias. Por causa do calendário lunar, o início do Ramadan se move para trás cerca de 11 dias a cada ano. Este ano é em AGOSTO. Ramadan é mais do que somente um mês de jejum. A intenção é trazer os muçulmanos mais perto de Deus e ensiná-los sobre a paciência, humildade, espiritualidade. Também ensina os muçulmanos a prática de auto-disciplina, auto-controle, sacrifício, e empatia para com os menos afortunados incentivando ações de generosidade e caridade.
Jejum
O jejum significa não deixar passar nada, nem mesmo tocar os lábios. A partir do crepúsculo antes do nascer do sol (primeira chamada para a oração) até ao crepúsculo depois do sol, sem comida, bebida, fumo de tabaco, ou qualquer outra coisa, nem goma de mascar é permitido.
Aqui em Izmir o jejum inicia as 4:20min e termina as 20:30min (16 horas de jejum), por isso preparamos direto o jantar. O mais difícil, segundo algumas pessoas, não é ficar sem ingerir o alimento mas sim sem ingerir líquido, principalmente quando o Ramadan é no verão como agora.
Iftar
Depois do por do sol, com a quarta chamada para a oração, o imã (pastor) vai dar o sinal verde para quebrar o jejum (iftar). Luzes verdes aparecem nas mesquitas. As pessoas esperam pacientemente pelo sinal para começar esta refeição cerimonial. É uma refeição leve, composta pelo pão pide quentinho assado na hora, legumes em conserva, azeitonas e outros comestíveis de fácil preparo. Jantares mais elaborados, normalmente são realizados mais tarde, dependendo do horário do por do sol.O Pide |
Como Ramadan pode afetar a sua estadia em Istambul?
Durante o dia, é educado se abster de comer, beber (e até mesmo de fumar) nas ruas ou em lugares públicos. Em vez disso, tentar fazê-lo dentro de estabelecimentos como restaurantes e cafés. Restaurantes são menos movimentados na hora do almoço, mas o pessoal (em jejum) entende que você é um não-muçulmanos e terão prazer em atendê-lo. Além disso, alguns estabelecimentos, que normalmente servem bebidas alcoólicas podem abster-se de fazê-lo durante o Ramadã. Piscinas também serão menos movimentadas, eles não são autorizados a nadar em jejum.
Mas prepare-se, depois do por do sol as cidades recebem de volta a atmosfera de alegria como se fosse um carnaval. Luzes festivas e coloridas são ligadas, mesquitas são iluminadas. Restaurantes são lotados com os habitantes locais para quebrar o jejum. A maioria dos restaurantes oferecem menus especiais ou banquetes do Ramadã. Turistas e não-muçulmanos são convidados a participar das festividades.
O incômodo que você pode enfrentar como turista são os bateristas que vão de rua em rua no meio da noite, batendo seus grandes tambores. Querem acordar as pessoas para o preparo da refeição da manhã antes do grande jejum começar, ao nascer do sol novamente.
O Ramadan é seguido pela linda e majestosa Festa do Açúcar, o mais importante evento do calendário muçulmano, é como se fosse o Natal para os católicos. Este ano será celebrado nos dias 30 e 31 de agosto e 01 de setembro. Mas esta é uma outra história.....
3 comentários:
o Mustafa comentou sobre o hamazan davulcusu (o homem que toca o tambor pelas ruas de madrugada pra acordar o pessoal pro desjejum).
Ele comentou que alguns sao voluntarios e outros sao contratados pela prefeitura...
Como aqui onde moro fica no meio da floresta nao passa ninguem tocando tambor...
Luciane Köşlü - İzmir Bornova
Lu aqui também não escutamos nada, os vidros são a prova de som e é muito alto. Obrigada pelo comentário! Beijocas!!!!
Ramadan de dia nao pode A noite tudo pode ???
Postar um comentário